quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Das festividades de Momo I: O Gringo

       Carnaval que é carnaval tem gringo tentando sambar, tem gringo tentando cantar marchinha, tem gringo tentando socializar. Ainda mais que,  depois do terceiro copo, todo mundo é poliglota ou como diria uma amiga (depois de muito mais de três copos) : poliglicêmico! 
          Então que o carnaval foi muito carnaval e como não podia deixar de ser o Gringo estava meio perdido pelas ladeiras bonitinhas perguntando "Do you speak English?" pra quem passava. Estavam sentadas a Índia e a Anja, mas a Índia não gostava de estrangeiro, olhou pra cara dele e apontou a Anja "Ela does!" e o Gringo sentou também. 
        Carnaval que é carnaval tem gringo sambando e tem brasileiro tentando dar uma de gringo. Pouco antes dois "argentinos " de sotaque carioca ainda haviam passado por ali .Portanto, pra não gastar latim a toa, berrou "Duvido que você é gringo!" e o Gringo, de dentro de sua impaciência europeia mostrou o ID com sua foto loira: " Poland". Mas a turma ficou chamando ele de alemão mesmo. Menos a Anja que lá pelas tantas lembrou que a Polônia, além de fria pra burro, era a terra natal do João Paulo II e o gringo virou "the pope land guy" que lá pelas tantas virou Popeye .
       "Vou pegar sua aureola de anjinha!" ele disse em português enrolado por que a Índia era taxativa "No Brasil como os brasileiros, fale português!" e o Gringo se esforçava, mas havia também a preguiça. E a Anja encantada por que o Gringo, quando falava inglês, conjugava direitinho todos os verbos da terceira coluna! Mas mesmo assim, levar a aureola não, que palhaçada era aquela agora? "Eu troco pela minha máscara!" e ela negou "Já tenho a minha!" que era de fato muito mais bonita!
      A parte deprê da noite veio pra provar que gente filha da puta é igual a fungo, tem no mundo todo menos no deserto onde não mora ninguém! A Índia falou do antigo Índio que gostava de dormir em outras ocas por ai. A Anja falou do Anjo com o qual durante muito tempo dividiu a nuvem mas por quem acabou sendo empurrada  dessa mesma nuvem com a cara no chão duro da realidade (álcool = filosofia) e o Gringo falou da Gringa e dos quatro. Quatro anos que ele já não conseguia esquecer que ela havia 'gringado' pelos corredores da Polônia com quatrocentos gringos feito ele ( "A Polônia é um país formado apenas por gringos!!" a Anja ainda pensou querendo rir mas não podendo por que a história do gringo era a mais triste de todas!)
         A Índia tinha cafeina no sangue andava de um lado para o outro balançando seu chocalho e rindo sozinha. A Anja não parava de falar por que estava sofrendo da tal da "poliglicemia" e o Gringo toda hora" please be quiet, let me speak!" "Don't tell me to be quiet on my country, on my carnaval!" e o Gringo "God, impossível conversar se você não para falar!" e quando ela se calou  descobriu que na Europa as pessoas acham que Coldplay é uma banda de menininhas " Por mim tudo bem se tem algo que gosto na vida é boy band, pelo menos essa não é do fim dos anos 90!"  respondeu dando risada.
        Noite curta aquela, quando se viu eram 6 da manhã, quando se viu já tinha o sol  "Seus pés são os menores do mundo!" ele percebeu com assombro e ela ficou se perguntando se isso era elogio polonês ou constatação da realidade mesmo. 
         No final das contas era preciso mesmo dormir por que ainda havia muito carnaval pela frente, a Índia há muito já se jogara nos braços de Morfeu e a Anja quis ir embora. Ele insitia " Gimme the hallo!"  e ela só convenceu quando ele disse que colocaria a fantasia numa caixa lá na Polônia e um cara que ás vezes usava um boné e era mais conhecido como Mr Postman traria de volta o que era dela.                  Tamanho era o sono que ela riu da piada e entregou parte da fantasia para o Gringo finalmente e pegou a mascara dele para si. Foi dormir rindo sozinha. Fossem outros os tempos...Enfim, fossem outros os tempos o coração se encheria de sonhos, mas haviam agora as paredes ( "You should put them down if you want to be happy again!" he said) e havia também a folia. E o sonho com um carnaval que durasse mais seis dias!

Nenhum comentário: